Quais são seus componentes e conectores?
A família do Arduino, a expansão de suas funcionalidades e o que você precisa saber antes de usar um Arduino.
Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos. Projeto italiano iniciado em 2005 tinha primeiramente cunho educacional e interagia com aplicações escolares.
As placas do Arduino são constituídas por controladora Atmel AVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB – o que permite conexão com computadores – ou serial e possui código aberto, que quando modificado, dá origem a outros derivados “ino” – que por questões comerciais – levam nomes como Netduino, Produino e Garagino. A placa Arduino não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas de shields (veja mais abaixo).
A fonte de alimentação recebe energia externa por uma tensão de, no mínimo, 7 volts e máximo de 35 volts com corrente mínima de 300mA. A placa e demais circuitos funcionam com tensões entre 5 e 3,3 volts. Embutido no Arduino há ainda um firmware – que combina memória ROM para leitura e um programa gravado neste tipo de memória – carregado na memória da placa controladora, que aceita Windows, Linux e Mac OS X.
Em termos de software, o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. As funções IDE do Arduino permitem o desenvolvimento de software que possa ser executado pelo dispositivo.
O Arduino então, é uma plataforma de eletrônica aberta para a criação de protótipos baseada em software e hardware livres, flexíveis e fáceis de usar. Foi desenvolvida para artistas, designers, hobistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
O Arduino pode adquirir informação do ambiente através de seus pinos de entrada, para isso uma completa gama de sensores pode ser usada. Por outro lado, o Arduino pode atuar
no ambiente controlando luzes, motores ou outros atuadores.
Os campos de atuação para o controle de sistemas são imensos, podendo ter aplicações na área de impressão 3D, robótica,engenharia de transportes, engenharia agronômica,
musical, moda e tantas outras.
Os projetos desenvolvidos com Arduino podem ser executados mesmo sem a necessidade de estar conectados a um computador, apesar de que também podem ser feitos comunicando-se com diferentes tipos de software (como Flash, Processing ou MaxMSP).
As placas podem ser feitas a mão ou compradas montadas de fábrica. O download do software pode ser feito de forma gratuita e os desenhos da placa estão disponíveis sob uma licença aberta, assim você também é livre para adaptá-lo às suas necessidades.
Abaixo temos uma placa de Arduino Uno R3 com a identificação de seus componentes e conectores.
A linha de Arduino vem crescendo cada vez mais e trazendo soluções para os mais diversos projetos. Veja abaixo a família do Arduino.
Ainda apresentamos o Shield, que é uma placa que permite expandir as funcionalidades originais do Arduino. Veja abaixo alguns exemplos de Shields.
O que você precisa saber, antes de usar um Arduino?
Nada mais e nada menos que: Conceitos de Eletrônica.Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo
principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos.
Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores, os sistemas de telecomunicações, os diversos tipos de sensores e transdutores estão, todos,
dentro da área de interesse da eletrônica.
Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Também é considerada um ramo da eletricidade que, por sua vez, é um ramo da Física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento do elétron, fótons, partículas elementares, ondas eletromagnéticas, etc.
Portanto, os itens mais importantes que você deverá conhecer na eletrônica são:
- Voltagem
- Corrente elétrica
- Corrente Contínua
- Corrente Alternada
- Resistência
- Lei de ohm
- Componentes eletrônicos
0 comentários:
Postar um comentário