Carregador de celular portátil

Um excelente carregador de celular portátil para você usar se por acaso você estiver em um local que não tenha energia elétrica, ou em algum lugar que você não possa usar a energia. A montagem do carregador é simples, usa poucos componentes e é alimentado por uma bateria de 9V.


Na figura abaixo temos o esquema do carregador. Veja que existem duas linhas de energia atravessando tudo: positiva e negativa. Todos os componentes também possuem dois conectores, sendo um positivo e um negativo. Devemos prestar muita atenção para não montar os materiais de maneira invertida, pois isso pode danificá-los.

O único componente que possui três conectores é o regulador de voltagem, pois ele tem uma porta de entrada, uma porta de saída e um ponto negativo.Basta você seguir o desenho do circuito e não terá problemas.

Recomendamos que você monte o circuito em uma placa de circuito impresso. Antes de soldar tudo na placa, posicionamos, então, o capacitor de 100 uF, o regulador de voltagem, o segundo capacitor e o resistor (sempre atento com os componentes polarizados). Aconselhamos que o conector USB fêmea deve ficar preso na borda da placa, pois ele será encaixado em um container plástico. O LED deve ficar paralelo ao conector USB, assim como a chave para ligar e desligar o equipamento.

Depois de montar tudo, verifique as tensões com um multímetro. Veja que a tensão da bateria varia entre 8 e 9 volts. Agora, ao posicionarmos o multímetro na saída de energia, ou seja, no conector USB, verificamos que a tensão varia entre 4,8 e 5,1 volts. Essa é a tensão necessária para carregar a bateria dos gadgets. Um valor maior que isso poderia danificar o aparelho, por isso utilizamos o regulador de voltagem. Um valor menor não seria suficiente para carregar as baterias.

Na figura abaixo temos uma sugestão para posicionar o projeto dentro de uma pequena caixa de plástico.


É importante ressaltar que a quantidade de carga efetuada por esse aparelho é proporcional à qualidade da bateria utilizada. Uma alcalina, por exemplo, pode fornecer muito mais energia que uma bateria comum. Também é possível utilizar baterias recarregáveis.
Esse carregador de emergência não carrega iPhones ou outros gadgets da Apple, pois os aparelhos da empresa precisam de um circuito diferenciado de recarga. No entanto, qualquer outro aparelho que possa ser recarregado via USB pode utilizar esse equipamento.


 

0 comentários:

Postar um comentário