Receptor super-regenerativo VHF

Este receptor super-regenerativo para a banda de VHF é capaz de receber as estações de rádio comerciais, as comunicações entre aviões, banda marítima, polícia, etc. Ele tem uma sensibilidade elevada, e uma regeneração ajustável por meio de R2. A qualidade de som é boa e a selectividade é aceitável. Como todos os receptores do tipo super-regenerativo, ele recebe emissões moduladas em FM ou AM.


Na figura abaixo temos o circuito do receptor que passamos a explicar o seu funcionamento:


À esquerda fica a seção de radiofrequência, sendo Q1 empregado de forma tradicional como amplificador e detector com efeito super-regenerativo: As ondas de rádio são captadas pela antena e pelo circuito sintonizado C4-L1, amplificados por Q1 mas não passam por L2 e são reenviados por C3 para o circuito sintonizado (fenômeno de super-regeneração). Os sinais de áudio de BF passam já detectados pelo choque L2 e depois de filtradas são aplicadas na entrada de U1 (LM358) que está configurado como pré amplificador de áudio com alto ganho definido por R9 e R8 (aqui o ganho é de 500, mas é possível mudá-lo facilmente, trocando as duas resistências). Na sua saída aparece um sinal de áudio com amplitude suficiente para poder ser usado no amplificador de 1W com o LM386. Abaixo temos o circuito do amplificador.



Montagem: C4 é do tipo FM usado em rádios comerciais, com mais ou menos 50pF. A antena é telescópica e de 80cm de comprimento. L2 é um choque RF com um valor que não se encontra no mercado e é construído em casa da seguinte maneira: enrole 25 espiras de fio de cobre esmaltado de 0,2 mm sobre o corpo duma resistência de 1/2 W de 2,2M, ligue as duas extremidades do fio nas extremidades da resistência e solde esta na placa de circuito impresso. A bobina L1 é de fio de cobre esmaltado de 1 mm enrolado num suporte com 10 mm de diâmetro, que depois é retirado, para ela ter núcleo de ar. O número de espiras determina a frequência. Por isso solde na placa um suporte para a bobina e construa várias bobinas com nº de espiras diferente.
Saiba que: menos espiras= maior frequência, mais espiras= menor frequência.
Use 4 ou 3 espiras para a banda de estações comerciais ( 90 - 110 Mhz), com 3 espiras dá para ouvir comunicações de aviões. 
Solde a bobina num pedaço de placa de circuito impresso e solde um pino por baixo em cada das duas extremidades da bobina, para esta poder encaixar no suporte. A tomada para a antena em qualquer das bobinas é feita a duas espiras do colector de Q1. As duas resistências R8 e R9 não são soldadas na placa mas sim inseridas num suporte soldado nos seus lugares, de modo a que se possa trocá-las por outras para definir um ganho diferente. Monte o condensador C3 também num suporte, pois convém experimentar outros valores (10pF, 33pF, 5pF) que por vezes dão resultados melhores com bobinas diferentes. 

O projeto da placa de circuito impresso tem que ser bem feito, porque se trata de um circuito de alta frequência (ligações curtas, etc.).
Atenção: visto de cima, o transistor BF494 não tem o emissor de um lado e o coletor do outro lado e a base no meio, mas sim o emissor no meio e coletor e base nos dois lados!

Ajuste e Uso: Conferida a montagem e antes de ligar a alimentação procede-se assim: Ajusta-se o volume para volume médio, a antena deve ser posta bem vertical, regule-se o potenciômetro R2 para posição média e instala-se a bobina para a banda de emissão comercial. Agora liga-se a alimentação e deverá ouvir-se o som normal de funcionamento dum receptor de rádio ou até já alguma estação sintonizada. Agora procura-se sintonizar uma estação com C4 e depois de feito isso, regula-se o volume no amplificador de potencia e ajusta-se R2 até obter o volume máximo mas ainda com qualidade de som. A antena também deve ser bem direcionada, variando a direção de estação para estação. Um assobio forte pode ouvir-se quando não há estação sintonizada, ou quando esta for mal sintonizada, sendo isso normal. Se R2 for regulado para demasiado volume também acontece isto. 
Importe: Monte um grande botão no condensador variável C4, para poder sintonizar com precisão! 
A alimentação pode ser feita com uma bateria de 9V.

4 comentários:

  1. (LM358) pode ser subistituido pelo lm386

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o LM358 funciona como um pré-amplificador e o LM 386 como amplificador de 1W, ou seja, cada CI tem uma função diferente neste circuito, ok?

      Excluir
  2. Olá por favor me ajudem. Estou montando este projecto e na saída só tenho ruído. Que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wildford! Entre em contato pelo nosso e-mail: contato@eletronica90.com.br

      Excluir