Veja abaixo o exemplo de alguns tipos de componentes convencionais e SMD.
A maioria dos componentes SMD é feita de silício (transistores, diodos, CIs) e soldada no lado das trilhas, ocupando muito menos espaço numa placa de circuito impresso. Graças a estes componentes foi possível a invenção to telefone celular, notebooks, computadores de mão, etc.
Vejamos agora a aplicação prática dos componentes SMD:
Resistores, capacitores e jumpers SMD
Os resistores têm 1/3 do tamanho dos resistores convencionais. São soldados do lado de baixo da placa pelo lado das trilhas, ocupando muito menos espaço. Têm o valor marcado no corpo através de 3 números, sendo o 3° algarismo o número de zeros. Os jumpers vem com a indicação 000 no corpo e os capacitores não vem com valores indicados.Eletrolíticos e bobinas SMD
As bobinas tem um encapsulamento de epóxi semelhante a dos transistores e diodos. Existem dois tipos de eletrolíticos: Aqueles que têm o corpo metálico (semelhante aos comuns) e os com o corpo em epóxi, parecido com os diodos. Alguns têm as características indicadas por uma letra (tensão de trabalho) e um número (valor em pF). Ex: A225 = 2.200.000 pF = 2,2 F x 10 V (letra "A").Semicondutores SMD
Os semicondutores compreendem os transistores, diodos e CIs colocados e soldados ao lado das trilhas. Os transistores podem vir com 3 ou 4 terminais, porém a posição destes terminais varia de acordo com o código. O código vem marcado no corpo por uma letra, número ou sequência deles, porém que não corresponde à indicação do mesmo.Por exemplo: o transistor BC808 vem com indicação 5BS no corpo.
Nos diodos a cor do cátodo indica o seu código, sendo que alguns deles têm o encapsulamento de 3 terminais igual a um transistor.
Os CIs têm 2 ou 4 fileiras de terminais. Quando tem 2 fileiras, a contagem começa pelo pino marcado por uma pinta ou à direita de uma "meia lua". Quando têm 4 fileiras, o 1° pino fica abaixo à esquerda do código. Os demais pinos são contados em sentido anti-horário.
0 comentários:
Postar um comentário