Amplificador de 50W

Na postagem anterior, descrevemos sobre algumas informações importantes sobre o amplificador, para os leitores que gostam de se aprofundar um pouco mais sobre um determinado tema em eletrônica. Aqui descreveremos uma montagem eletrônica sobre o que foi publicado no post anterior, um excelente Amplificador de 50W com fonte de alimentação e que poderá ser montado em dois canais.

Vejamos as especificações técnicas deste amplificador na tabela abaixo:



DESCRIÇÃO DO CIRCUITO



        O estágio de entrada do circuito é do tipo diferencial, formado pelos transistores T1 e T2 (BC547A) que apresenta elevada impedância de entrada.
         O resistor R3 em conjunto com o capacitor C2 desacoplam o estágio de entrada dos restantes, além de proporcionarem uma filtragem adicional de tensão de alimentação.
         O capacitor C3 corta as frequências elevadas para evitar uma eventual penetração de sinais de radiofrequência que possa interferir no circuito.
         O estágio excitador é composto pelo transistor T3 (BC557A) e pelo par complementar T4 (BD137) e T5 (BD138).
         O estágio de saída, que opera em classe B, é do tipo “quase complementar” com dois transistores idênticos T6 e T7 (2N3055).
         A estabilização térmica de T6 e T7 é realizada por D1 e D2 (BA315).

         A realimentação negativa é realizada por intermédio de R9, R8 e C4, para alargar a faixa plana de resposta de frequência de 30Hz a 30kHz.
   
   Observe que para termos os dois canais do amplificador, você terá que montar duas unidades do esquema acima, formando assim os canais esquerdo e direito. A fonte de alimentação já está preparada para alimentar os dois canais do amplificador.

   Na figura abaixo, temos a disposição dos componentes sobre a Placa de Circuito Impresso do canal 1. 

 
     Abaixo temos o esquema da fonte de alimentação, que fornece os 45V para os dois canais. Tenha muita atenção na montagem para evitar possíveis curtos ou choques, devido as altas Voltagens que se trabalha nesta fonte.



   A fonte de alimentação poderá ser montada por quem tem mais experiência, em ponte de terminais conforme ilustra a figura abaixo. Os diodos D1 a D8 (By126) podem ser substituídos pelo equivalente 1N4004 ou MR4004.

   Voltamos lembrar que este tipo de montagem em ponte de terminais, devem ser feitas por montadores mais experientes para se evitar curtos e choques desnecessários. É aconselhável que a fonte de alimentação seja montada em Placa de Circuito Impresso, para um acabamento mais profissional e evitar maiores problemas.
   Finalmente, tenha muita atenção em usar um ótimo dissipador para os transístores de saída.




0 comentários:

Postar um comentário