Funções e as características das fontes AT e ATX

Os computadores, assim como outros componentes, são alimentados pela energia elétrica, ou seja, utilizam a energia elétrica para funcionar. A fonte de alimentação é que fornece essa energia.
Sua função principal é transformar a tensão alternada em tensão
contínua para fornecer a energia necessária para os equipamentos dentro do gabinete (drive de CD-ROM, HD, drive de disquete etc.) e fora dele (em algumas fontes, existe uma saída para ligar o monitor, principalmente).

Tensão alternada x tensão contínua

Tensão alternada é a energia que a fonte de alimentação recebe da rede elétrica quando ligamos o computador na tomada. Quase todas as fontes possuem uma chave seletora de voltagem (110 ou 220 volts), isso porque esta energia pode variar entre 110V ou 220V, dependendo da região do país onde esse micro será ligado.

A tensão contínua é o resultado da transformação da tensão alternada pela fonte de alimentação. Ela transforma essa tensão para distribuir a energia necessária para os equipamentos internos do gabinete. Após a transformação da tensão alternada em tensão contínua, os fios internos de uma fonte de alimentação distribuem diversas voltagens: +3,3V, +5V, +12V, -5V, -12V etc. Essa tensão contínua alimenta o HD, o drive de disquete, O CD-ROM, a placa-mãe etc.
Como você pôde notar, a fonte de alimentação é uma peça indispensável ao computador!


Saiba...
Volt é a unidade de tensão elétrica. Foi batizada com esse nome em honra ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827). O símbolo do volt é o V.



Fontes AT e ATX

Eletrônica 90 - continue lendo este artigo:  Funções e as características das fontes AT e ATX

4 comentários: