Eletrônica dentro da área da informática - Parte I

Como já sabemos utilizar um multímetro em algumas medições, vamos ver em que ele pode ser útil dentro da área da informática.
Vamos começar verificando as voltagens nos conectores, para saber se cada uma está correta.
No conector da fonte (conector que serve para alimentar a Placa-mãe do PC) temos 20 pinos, e cada um desses pinos emite certa tensão,
quando uma fonte está problemática essa tensão de cada um dos pinos sofre variações, para mais ou para menos, sabendo disso usamos o multímetro para medir. Vejamos:


Faremos também a medição dos conectores que servem para alimentar os periféricos do computador.

 
Observem que as tensões são separadas pelas cores dos fios, e a voltagem que cada fio emite por cor:
 Vermelho………..(5v)
 Laranja…………..(3.3v)
 Amarelo………….(12v)
 Verde……………..(5v)
 Preto……………...(0v Terra)
 Azul……………….(-12v)
 Branco……………(-5v)
 Roxo………………(5v)
 Cinza………………(3.3v) - note que este valor pode variar
Agora veremos como testar alguns dos principais componentes da fonte de alimentação do computador. Vejamos como a eletrônica básica é muito importante para esta tarefa.


Polaridade dos componentes
A polaridade de um componente está relacionada com o seu terminal positivo (cátodo) e o seu negativo (ânodo), estes terminais devem estar ligados corretamente no circuito, para evitar que a corrente elétrica circule de forma errada pelo componente.

 
Testando os componentes
Já sabemos todos os valores das tensões dos pinos, mas se algum desses valores estiver errado abriremos a fonte e assim passamos a testar os seus componentes. Antes de medir os mesmos precisamos retira-los do circuito para evitar que algum outro componente interfira na medição.
a) Resistor - para sabermos se um resistor está funcionando, medimos o valor da resistência com um multímetro e agora comparamos com o código de cores impresso no componente. Se for igual é porque o mesmo está bom.

a) Capacitor -  já para sabermos se um capacitor está bom, primeiro descarregue o capacitor, fazendo contato entre suas pontas com algum metal. Coloque na escala de resistência do multímetro e veja se o valor fica oscilando, caso positivo, o capacitor está bom.

b) Fusível - para verificar se o mesmo está queimado, usaremos o teste de continuidade, ou em muitos casos uma inspeção visual já demonstra se o fusível está queimado.

 
c) Diodo - o diodo é um semicondutor que só permite a passagem da corrente elétrica em uma única direção. Para sabermos se este está danificado é só medirmos ele duas vezes, mudando as pontas do multímetro. Se estiver bom, em uma das medições haverá continuidade da corrente, e na outra a mesma não haverá continuidade.


Na próxima postagem continuaremos, saiba quais procedimentos tomar antes de condenar a Placa-mãe. 



0 comentários:

Postar um comentário