Transístor no corte e na saturação

Quando utilizamos um transístor, o mesmo pode operar em três estados distintos que são conhecidas por regiões de operação, os quais estão relacionados com o nível de tensão existentes na junção base - emissor (no caso dos transístores NPN) ou emissor - base (no caso de transístor PNP), isto quer dizer que dependendo da d.d.p (diferença de potencial) entre base e o emissor de um transístor NPN, ele poderá trabalhar no "corte", na "região ativa" ou na "saturação".

Estes níveis de tensão dependem das características próprias de cada transistor e do material semicondutor de que é confeccionado, ou seja, silício ou germânio.
Vamos verificar na prática, montando o circuito abaixo:



Neste circuito, relacionamos a região de operação do transístor em relação a d.d.p existentes entre a base e o emissor. Note que o emissor está ligado ao pólo negativo da bateria, e portanto, está mantido num potencial nulo.
A base do transístor será uma ponta de prova para mostrar o comportamento do transístor. Dependendo da posição em que for colocada a ponta de prova, teremos uma d.d.p diferente entre base e emissor e assim teremos:

   Ponta de prova ligada no ponto:
A - Vbe = 1,41V - Transístor na saturação
B - Vbe = 0,72V - Transístor na saturação
C - Vbe = 0,26V - Transístor no Corte

D - Vbe = 0V - Transístor no Corte

É neste momento que contamos com a ajuda do nosso "amigo" Led, pois é justamente ele que vai demonstrar o comportamento do transístor em cada situação. Quando o transístor estiver na saturação, o Led irá acender. Quando no corte, o Led permanecerá apagado.

Resumindo: Quando o transístor está no corte não há circulação de corrente no coletor e no emissor do mesmo, e a tensão Vce é semelhante a da alimentação.
Quando o transistor está na saturação, ele conduz plenamente, circulando corrente tanto no emissor quanto no coletor, e neste caso a tensão Vce aproxima-se de 0 Volts.
  

2 comentários: