Como funciona o transformador de alimentação?



As inúmeras instalações elétricas muitas vezes necessitam que a tensão fornecida pelas companhias de energia elétrica aumente ou diminuía. Assim sendo, é necessária a utilização de um dispositivo que permita fazer essa transformação de tensão.

O transformador consegue modificar tensões para que os aparelhos não sejam
danificados. É uma "máquina" estática (sem peças em movimento), cuja finalidade é a de transmitir, por meio de um campo magnético, energia elétrica de um circuito para outro sem ligação direta, com um nível tensão desejado sem alteração da frequência.
O transformador é um dispositivo eletromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, e em particular da indução eletromagnética mútua entre bobinas. A principal função de um transformador é elevar ou reduzir as amplitudes da tensão ou da corrente entre as bobinas do primário e do secundário.


Quando uma corrente alternada circula por uma bobina, cria um campo magnético que é continuamente variável.
Se próximo se encontra um segundo indutor, o campo magnético variável INDUZ no segundo indutor uma tensão alternada que se denomina por indução mútua.
A energia elétrica transforma-se em energia magnética e posteriormente em energia elétrica na segunda bobina.
A indução mútua permite transferir energia sem um contato físico direto aproveitando o campo magnético sempre que a tensão seja alternada.
O transformador de alimentação convencional é usado na conversão da tensão da rede para a tensão de funcionamento dos circuitos eletrônicos. O rendimento é muito elevado, pois funciona com frequências muito baixas, é feito normalmente com chapas de aço no núcleo, possuindo algumas vezes blindagens metálicas para evitar interferências e blindagens de resina para evitar vibrações mecânicas.


TRANSFORMADORES PARA 110 E 220 V 

Nesta categoria temos os modelos com três fios no primário (um primário só) ou quatro fios no primário (na verdade são dois primários). Abaixo vemos os dois modelos e a maneira correta de ligá-los na chave 110/220 V do aparelho: 

0 comentários:

Postar um comentário