Como testar o Fly-Back

Comece com uma inspeção visual que consiste em ver se o fly-back não está estourado, com vazamento de alta tensão, estufado, com ferrite solto ou quebrado. Nestas condições a troca deve ser
imediata.

Para fazer o teste de curto no capacitor interno, use um
multitester na escala de X10K, coloque uma ponta na presilha da chupeta de MAT e a outra toque em cada pino do fly-back. Se o ponteiro mexer em algum deles, o fly-back está em curto.


Para fazer um teste de abertura e curto entre um enrolamento e outro, se tiver o esquema do TV, usando a escala de X10K, meça a continuidade das bobinas de acordo com os pinos do fly-back indicados no esquema.  Lembre-se: o fly-back deve estar fora do TV. Vejamos:


No exemplo acima, os pinos 1,2,3 e 5 devem conduzir entre si, mas não podem conduzir com 4,6,7,8 e 9. Se não tiver o esquema do TV, usando o X10K separe os pinos do fly-back em grupos. Se algum dos pinos onde passa o +B para o coletor do saída horizontal conduzir para algum pino que vai para o terra, o fly está em curto. Se sobrar algum pino que não conduz com nenhum outro, veja se há
trilha nele lá na placa do TV. Se não houver, é normal. Se houver trilha neste pino, o fly está aberto.

TESTE DE CURTO NAS ESPIRAS DO MESMO ENROLAMENTO
Para este teste necessitaremos de um aparelho o qual pode ser montado pelo próprio reparador (veja como montar no nosso menu "montagens"). Veja abaixo como ele deve ser aplicado (serve para fly-back de qualquer marca de televisor ou monitor de micro):


Coloque as garras jacaré do aparelho nos pinos que levam +B ao coletor do saída H. Se o LED acender, o fly-back está normal. Se não acender, o fly-back está com espiras em curto (basta uma) e deve ser trocado. Se não tem esquema do TV, ache um par de pinos qualquer que o LED acenda (não precisa ser exatamente os que levam +B ao saída). Se o fly-back tiver alguma espira em curto em qualquer enrolamento, o LED não acenderá em nenhum par de pinos.

0 comentários:

Postar um comentário