Componentes ativos versus passivos

Os componentes eletrônicos são as partes constituintes dos circuitos eletrônicos, desde que estejam interligados entre si. Define-se o componente eletrônico como um dispositivo que transmite corrente elétrica através de um meio condutor, semicondutor ou do vácuo.
De uma forma mais prática, podemos dizer que os Componentes Eletrônicos são dispositivos que provocam mudanças no comportamento das correntes elétricas nos circuitos.


Resistores criam uma resistência em um circuito, de forma a diminuir a corrente elétrica e produzir uma queda de tensão. Capacitores alteram a fase de sinais de corrente alternada, eles armazenam energia e realimentam os circuitos ou podem ser usados para filtrar sinais dependendo da faixa de frequência. Indutores são enrolamentos de fios que fazem o oposto dos capacitores. Fusíveis interrompem a passagem de energia quando acontece alguma sobre corrente. Cristais fazem a corrente oscilar, Chaves realizam comutações de circuitos à partir de uma ação mecânica, enfim, cada um tem sua função.

Os Semicondutores são componentes eletrônicos que mudam a forma de conduzir eletricidade dependendo da forma de operação. Eles foram revolucionados quando dominamos o processo de dopagem de silício, entre eles citamos: Diodo, LED, Transistores ,e porque não, os circuitos integrados, que são circuitos inteiros formados de diversos componentes embutidos em um único encapsulamento.

Classificação dos Componentes

Pode-se classificar um componente eletrônico pela forma como conduz eletricidade - no vácuo, em um meio condutor ou semicondutor - ou pelo fato de serem ativos ou passivos. De natureza condutora, existem os resistores e, de natureza semi condutora, existem os diodos e os transistores, por exemplo. O capacitor é um componente eletrônico que foge à definição: por ele, não passa corrente elétrica, mas a corrente flui no circuito quando as suas placas condutoras estão carregadas. É importante frisar que os capacitores só funcionam na presença de corrente alternada. Para a corrente contínua, o capacitor nada mais é que um circuito aberto.

Componentes Ativos

São definidos como componentes ativos aqueles capazes de oferecer energia ao circuito. O transistor é considerado um componente ativo quando utilizado na função de amplificador, por exemplo.
Os componentes ativos são dispositivos que fornecem ganho à corrente, ou as direcionam. Fazem parte desse grupo diodos, transistores, circuitos integrados, dispositivos opto eletrônicos e fontes de energia.

Componentes Passivos

Os componentes passivos, por sua vez, não são capazes de gerar energia para o circuito, embora alguns possam armazená-la, como é o caso do capacitor. Os componentes passivos não oferecem ganho (amplificação) nem direcionam a corrente - embora possam retardar a corrente ou armazenar energia elétrica.
Como exemplos de componentes passivos podemos citar resistores, capacitores, indutores, sensores e antenas.

0 comentários:

Postar um comentário