Resultado do 1º Desafio Eletrônico de 2016

Para quem tem experiência em eletrônica, não foi tão difícil solucionar este desafio, mas pensando nos iniciantes e hobistas que acompanham o nosso blog e site, nós apresentamos algumas alternativas para a solução do desafio. Veja agora o resultado.

Dentre todos os que responderam o desafio corretamente, sorteamos um Kit de montagem.

Eis o Desafio Eletrônico! 

Temos um mini amplificador que não está funcionando.
Medindo as tensões na ponte de diodos com a chave CH fechada (observe que a chave é conjugada, ou seja, fecha tanto a linha +VC quanto a linha do Terra simultaneamente), temos 5V conforme mostra a figura abaixo. Sobre o capacitor C1 (2000μF) temos 4V.

DICA: O normal seria medirmos 12V na ponte de diodos e um pouco mais de 12V sobre o capacitor devido a retificação da fonte. 


Diante desta situação, podemos concluir que algum componente está em curto. O problema está na fonte ou no amplificador?

A "colher de chá".     

Vamos dar as alternativas. O defeito neste circuito está:
A) em um dos diodos retificadores
B) no capacitor C1 da fonte
C) no capacitor de 470μF (o que está ligado na linha +VC do amplificador)
D) no Circuito Integrado

Solução

Quando a chave está fechada, há uma queda de tensão após a ponte retificadora, sendo de 5V na ponte e 4V no positivo do capacitor. Como neste circuito temos um integrado que alimenta somente a saída de um alto falante, o problema vai estar justamente neste circuito integrado. Ou seja, o integrado está em curto. Trocando o circuito integrado, veja na figura abaixo como ficou as medições de tensões com o circuito operando normalmente.
 

Na saída do transformador temos 12V RMS (valor eficaz). Como na onda senoidal é 12V RMS temos um valor de pico de aproximadamente 16,9V então uma vez retificado e filtrado esses 12V se tornam 16V DC.

Portanto a alternativa correta é a D.



Parabéns a todos que participaram e até o próximo desafio!

0 comentários:

Postar um comentário