Temporizador para Cargas Resistivas

O 555 é um circuito integrado composto de um Flip-Flop do tipo RS, dois comparadores simples e um transistor de descarga. Projetado para aplicações gerais de temporização, este integrado é de fácil aquisição. Demonstramos aqui mais um prático e útil circuito de Temporizador.


O 555 é tão versátil e possui tantas aplicações que se tornou um padrão industrial, podendo trabalhar em dois modos de operação: mono estável (possui um estado estável) e estável (não possui estado estável). Sua tensão de alimentação situa-se entre 5 e 18v, o que o torna compatível com a família TTL de circuitos integrados e ideal para aplicações em circuitos alimentados por baterias. A saída deste C.I. pode fornecer ou drenar correntes de até 200mA ou 0,2A, podendo assim comandar diretamente relés, lâmpadas e outros tipos de carga relativamente grandes.

O circuito do temporizador em questão, é bastante simples e econômico, uma vez que não utiliza transformador de alimentação sendo alimentado a partir da rede de 110V. Para diversas aplicações sua precisão é ótima, como por exemplo para minuterias (acendimento temporário de lâmpadas em corredores de edifícios de apartamentos). Outro fator que determina o custo mais reduzido é a não utilização de relês, fato muito comum em temporizadores similares.
Veja o circuito abaixo:


A carga máxima para esse circuito que é limitada pelo SCR (TIC106C) é de aproximadamente 120W, o que daria, por exemplo, para ligar duas lâmpadas ou “spots” de 60W em paralelo.

O circuito é energizado por D4, D5 e R1, formando um retificador de meia onda estabilizado por D6 e C3 (capacitor de filtro) fornecendo uma tensão estabilizada para alimentar o CI-1 que está ligado na configuração multivibrador monoestável.
A temporização é garantida por P1, R3 e C2. A variação de P1 varia a constante de tempo RC e portanto a frequência do multivibrador.
Chave CH-2 (push-bottom): dispara o multivibrador ativando o SCR através de R5 de tal forma que permite a passagem de corrente através da ponte retificadora composta pelos diodos D1, D2, D3 e D4. O capacitor C1 evita o disparo acidental do multivibrador em virtude de transientes da rede.
Chave CH-1: ativa a carga através do SCR sem temporização.

Como o circuito não utiliza transformador é preciso tomar muito cuidado com eventuais choques elétricos. É recomendável que o conjunto seja acondicionado em uma caixa plástica adequada, tendo apenas os controles à mostra.
Se for usada uma caixa metálica, uma isolação de todo o circuito é altamente recomendável.

Os ajustes da temporização poderão ser feitos experimentalmente de acordo com as necessidades, bastando fazer as modificações nos valores de P1, R3 e C2.

0 comentários:

Postar um comentário