Como funcionam os instrumentos musicais eletrônicos? Podemos construir em casa? Descrevemos neste artigo um sintetizador de sons que se assemelha perfeitamente com um instrumento musical: o Bongô!
O Bongô é um instrumento predominante sul-americano pois tem um timbre latino e é muito usado no acompanhamento do tambor, cuíca, pandeiro e outros.
O Bongô Eletrônico que apresentamos, é um sintetizador que simula um instrumento de percussão com as características do bongô alto e o bongô baixo.
Para criar o efeito esperado, utilizamos dois osciladores e um amplificador. Os dois osciladores geram frequências variantes e o seu decrescimento é gerado por um grau de amortecimento. Para amplificar este efeito, utilizamos um amplificador operacional.
Na figura abaixo temos o esquema do Bongô Eletrônico.
Ao pressionarmos S1 temos um pulso na entrada do oscilador. Com este pulso começa a oscilação com a ajuda dos seguintes componentes: R4, R8, R7, C2, C3, C5, além da porta NAND. Este oscilador não mantém a oscilação e C4, R5 e P1 criam um amortecimento na frequência inicial, reproduzindo o efeito do instrumento original.
O ajuste de P3 nos proporciona maior ou menor volume de saída, controlando o nível da entrada do operacional.
Nas figuras abaixo temos a placa de circuito impresso e a disposição dos componentes.
Todos os componentes são comuns, o que facilita muito a montagem do nosso Bongô Eletrônico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário