Por que pilhas de vários tamanhos se todas tem 1,5V?


Você já deve ter notado que as pilhas pequenas, médias ou grandes fornecem a mesma voltagem de 1,5 V. As próprias pilhas de relógio, que têm o tamanho de um botão de camisa, fornecem também 1,5 V.

O tamanho da pilha está relacionado com
a intensidade da corrente elétrica que ela deve fornecer ao aparelho. Rádios, calculadoras e relógios podem funcionar com pilhas pequenas ou até com micro pilhas, porque precisam de correntes de intensidade muito pequena para funcionar. Já lanternas, por exemplo, em geral, utilizam pilhas grandes porque a maioria das lâmpadas necessita de correntes elétricas de maior intensidade. Por essa razão, não basta especificar só a voltagem da pilha para saber se um aparelho elétrico vai funcionar com ela. Uma lâmpada de 12 V, ligada a uma tensão de12V,certamente não vai queimar, mas não é certo que acender. Isso porque o brilho de uma lâmpada depende da corrente elétrica que atravessa o seu filamento, porém nem toda bateria de 12V, por exemplo, pode fornecer essa corrente.
COMO FUNCIONA A PILHA?
A parte mais externa (capa) da pilha consiste de zinco, e é frequentemente recoberta com papelão ou plástico para evitar vazamento. No interior da pilha, em vez de outro metal como Volta utilizava, há um bastão de carbono (grafite). O recipiente é cheio de uma pasta úmida, constituída por alguns sais e óxido de manganês (no lugar da solução de ácido diluído). A placa de zinco e o óxido de manganês presente na pasta úmida interagem, na presença dos sais e do carbono, gerando corrente elétrica.


À medida em que a pilha vai sendo utilizada, as quantidades das substâncias que reagem vão diminuindo, a produção de energia elétrica vai ficando menor, ocorrendo, então o desgaste da pilha.
À medida em que a pilha vai sendo utilizada, as quantidades das substâncias que reagem vão diminuindo, a produção de energia elétrica vai ficando menor, ocorrendo, então o desgaste da pilha.
As baterias são sistemas compostos por associação de pilhas, fornecendo, portanto, mais energia.
Uma bateria que talvez você conheça bem é a de automóveis. Embora hoje em dia existam vários tipos, a mais comum é a de "ácido-chumbo", formada por seis pilhas elétricas, gerando no total, 12 V (2 V por pilha).

0 comentários:

Postar um comentário