Desafio Eletrônico nº 06
Desta vez, foi uma "colher de chá" para todos participarem. Para quem tem experiência em eletrônica foi "moleza", mas pensando nos iniciantes e hobistas que acompanham o nosso blog e site, apresentamos o desafio com algumas alternativas para a solução.Assim, quem participou no "chutômetro", torçeu para marcar o gol.
Encerrada as participações do desafio, apresentamos a solução em detalhes para que principalmente os iniciantes, possam entender.
Veja o resultado do desafio aqui!
*********************************************************
Desafio Eletrônico nº 05
Foi apresentado o seguinte Desafio Eletrônico valendo como brinde um Kit de Montagem (Seta Sequencial Elevada).Observe o circuito abaixo:
COMO FOI MONTADO
Todos os componentes eletrônicos foram reutilizados de uma sucata eletrônica.
COMO O CIRCUITO DEVE FUNCIONAR
O projeto descreve que ligando o circuito e apertando o botão push button, o Led vermelho (LED 1) deverá acender.
COMO O CIRCUITO ESTÁ FUNCIONANDO
Acontece que ao terminarmos a montagem, ligamos o circuito e automaticamente os dois Leds se acenderam, mesmo sem apertar o botão push button.
DESAFIO ELETRÔNICO
Queremos saber o que está de errado neste circuito, pois somente o LED 1 (vermelho) deverá acender quando apertarmos o botão push button.
Para ver a Solução clique aqui!
Resultado do desafio nº 4:
Medindo Tensões
Este desafio não será problema para aqueles que conhecem bem a teoria da eletrônica e a prática em reparação de equipamentos eletrônicos. Portanto se recebermos muitas respostas corretas (olha que este desafio está muito fácil, hein?) iremos sortear um kit de montagem entre todos que acertarem.
Então vamos ao novo desafio. Reparem a figura abaixo:
Neste circuito vamos verificar as tensões em alguns pontos, onde encontramos:
No ponto A - 1V
No ponto B - 1V
No ponto C - 5V
No ponto D - temos 12V da alimentação.
Diante destes resultados, queremos saber: Tudo está normal neste circuito? Por que?
ATENÇÃO: Estamos recebendo alguns e-mails, questionando que não foi colocado os valores das resistências. Não colocamos os valores das resistências, pois o foco são os valores das tensões medidas na Base, Emissor e Coletor do transístor.
Considerando que as resistências estejam operando normalmente, observe as tensões que foram medidas, e responda se o Transístor está ou não operando normalmente. Somente com as tensões apresentadas no circuito já podemos ter uma avaliação no circuito quanto ao transístor.
Resposta:
No circuito apresentado acima, podemos verificar o estado das junções de um transístor e sua polarização num teste dinâmico, onde os resultados revelam se um transístor está ou não com problemas.
Para um transístor NPN de silício temos as seguintes tensões típicas:
a) Tensão de emissor deverá ser entre 0V a alguns Volts.
b) Tensão de base com 0,6V aproximadamente maior que a tensão encontrada no emissor.
c) Tensão de coletor deverá ser maior que a tensão de base até o valor da tensão de alimentação.
Agora, vejamos as anormalidades:
a) Tensão de base igual a de emissor - transístor em curto
b) Tensão de base nula - transístor aberto ou em curto
c) Tensão de coletor nula ou igual de emissor - transístor em curto
d) Tensão de coletor igual a de alimentação - transístor aberto
Com isso podemos dizer que o transístor Q1 apresentado no circuito, está em curto (a tensão de base está igual a de emissor).
Muitos internautas responderam que o transístor estava no corte ou saturado. Vale lembrar que, corte e saturação não é um estado de defeito no transístor e sim um comportamento do transístor no circuito. Vamos ver?
======================================================================
Resultado do desafio nº 3:
Controlador de temperatura para ferro de solda
Um projetista tem como objetivo montar um circuito onde ele possa controlar a temperatura do seu ferro de solda. Para isso, ele projetou o circuito da figura abaixo. Segundo o protótipo do projetista, ele pretende controlar a temperatura do ferro de solda através da chave na posição 1 e 2. Acontece que este circuito não está funcionando como ele esperava.Eis o desafio! O projetista deseja que o circuito funcione proporcionando-lhe uma temperatura máxima, média e baixa para seu ferro de solda.
Você seria capaz de resolver este desafio? Afinal, o que está de errado neste circuito? Como conseguir este controle na temperatura?
Resposta:
Observe que para o projetista alcançar o efeito desejado, basta ele utilizar dois capacitores de poliéster ligados em série, ligados da seguinte forma:Com isso teremos o circuito controlando a temperatura do ferro de solda, onde a chave na posição 1 deixa o ferro de solda com corrente total e temperatura máxima, na posição 3 temos um capacitor com redução de temperatura média e na posição 2 os dois capacitores reduzirão ainda mais a temperatura. Veja como fica o circuito final.
Está aí a solução do Desafio Eletrônico apresentado. Nenhum internauta mandou a resposta correta.
=======================================================================
Resultado do Desafio nº 2
Sensor de Toque com trava
Um projetista tem um circuito em mãos de um sensor de toque que funciona da seguinte maneira: com um simples toque num sensor, um relê é disparado e vai ligar ou desligar qualquer aparelho eletrônico ou elétrico de de maior potência.O circuito do sensor de toque que ele quer montar, usa um único transístor Darlington BC 517. Acontece que ele não tem este transístor na bancada
e decide substituí-lo. Veja o circuito original:
Baseando-se no circuíto original, substituiu o transistor BC517 por um par de transistor BC548. Observando o circuito abaixo projetado por ele com algumas modificações em relação ao original, eis o desafio:
Este circuito vai funcionar como o original?
Confira a resposta correta enviada pelo amigo internauta que ganhou um multímetro:
"Olá amigos do eletrônica 90, primeiramente quero destacar que existe uma certa semelhança deste circuito apresentado, com o circuito do desafio anterior. Porisso acho que a configuração dos dois transístores feita pelo projetista, está perfeita. O detalhe que percebi neste circuito, é que o diodo D1 está invertido, o que eu posso apostar é que o circuito não funciona."...
Amauri Rocha Bueno - Feira de Santana - Bahia
PARABÉNS Amauri, realmente este circuito não funciona devido a inversão do diodo D1 - 1N4148, pois o diodo em paralelo com o relê deve proteger
os transístores de potência contra os transientes gerados na comutação. Quanto a substituição do transístor BC517, o projetista ligou um par de transístor BC548 na configuração Darlington, não havendo problema algum. Obrigado pela participação!
=========================================================================
Resultado do Desafio nº 1
Sabemos que quando montamos um circuito, queremos ter um resultado positivo, ou seja, que o circuito funcione como esperado. Mas se ele não funcionar, obviamente teremos alguma coisa errada no circuito.Diante deste desafio eletrônico, queremos saber o porquê que este circuito apresentado irá ou não funcionar.
Um projetista pensou num circuito para acionar um relé quando uma tensão positiva fosse aplicada à sua entrada (A).
Foi através desta ideia, que ele desenvolveu o circuito mostrado abaixo:
Resposta:
Infelizmente, nenhum internauta acertou este desafio. Portanto, iremos dar a resposta correta.O circuito não funciona, porque para que o transistor Q2 conduza, o seu emissor deve estar positivo em relação ao coletor, o que não ocorre neste circuito. Observe que o emissor está ligado à terra, enquanto o coletor está positivo. Qualquer sinal aplicado à sua base não há polarização para saturá-lo. Do mesmo modo Q1 está invertido, não havendo possibilidade de poralizá-lo para condução.
Para que o circuito funcione, devem ser usados transistores NPN em lugar de PNP na mesma configuração.









