Consigo aprender Arduino sem conhecer Eletrônica Básica?

O Arduino é uma plataforma de prototipação de sistemas embarcados que está entre hobistas e profissionais ligados diretamente com a eletrônica. Mas…nem sempre é uma boa ideia você iniciar os estudos da eletrônica somente pelo Arduino.


Quem têm alguma experiência em eletrônica, é óbvio que vai encontrar no Arduino uma ótima oportunidade de ampliar seus conhecimentos aprendendo a criar sistemas embarcados utilizando os microcontroladores da família Atmega, os mesmos utilizados na plataforma Arduino. Para quem já conhece eletrônica, não há problema algum em iniciar os estudos do Arduino focando seus esforços apenas em questões envolvendo a plataforma.

O problema é quando você quer iniciar no Arduino e não tem nenhum conhecimento em eletrônica. Muitos  desejam se aventurar no aprendizado do Arduino sem terem conhecimentos mínimos em eletrônica e obviamente encontram muitas dificuldades até mesmo para acenderem um Led, que é uma das coisas mais básicas que pode se desejar fazer com a plataforma Arduino.

Para ser capaz de fazer qualquer coisa com o Arduino, desde as mais básicas até as mais complexas, há um conjunto de conhecimentos adjacentes que devem ser adquiridos para que o processo de aprendizado ocorra de forma gradual. Se você não tem nenhum conhecimento básico de eletrônica é um erro pensar em iniciar seus estudos pensando em aprender somente Arduino.

Arduino é uma grande ferramenta para pessoas de todos os níveis. No entanto, você terá um aproveitamento muito melhor para aprender Arduino se você compreender alguns conceitos eletrônicos, e os fundamentos básicos de eletrônica. Se você não sabe nada de eletrônica, recomendamos que você faça este curso de eletrônica básica antes de iniciar no maravilhoso mundo do Arduino.

Curso de Eletrônica Básica aplicada ao Arduino

 

2 comentários:

  1. Adorei o blog, conteúdo muito bom, eu tinha essa dúvida pois sou meio ruim em eletrônica e vou precisar aprender arduino para fazer meu projeto de TCC. Valeu pelas dicas e recomendações.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, me agregou muito

    ResponderExcluir