Lâmpada em Série - Para que serve e como usar

Quando temos que ligar qualquer aparelho que não sabemos seu estado, principalmente quando estamos fazendo manutenção neste aparelho, existe sempre a incerteza de causar uma explosão e desligar os disjuntores da casa ou oficina. Tudo por não sabermos se o aparelho está ou não em curto.
Mesmo quando estamos consertando ou fazendo testes  no primário  de um circuito de fonte corremos um grande risco de escorregar a ponta do multímetro e causar um curto circuito.

Um recurso extremamente simples que podemos utilizar para fazer manutenção  e reparar equipamentos ligados à rede de energia é a lâmpada de série. Com ela, não só podemos detectar problemas graves nos equipamentos como também evitar danos maiores quando os ligamos à rede de energia para um teste de funcionamento.

Para que as fontes chaveadas dos aparelhos funcionem, precisamos alimentá-las, com no mínimo, 70% da tensão da rede. Desta forma, a Lâmpada em Série deve ter potência de 2 a 3 vezes a potência de consumo do aparelho em reparo. Se o televisor em teste possui um consumo de 60W, então, seria mais adequado utilizar uma lâmpada de 150W. Se o consumo fosse 100W, o melhor seria uma de 250W.
Fazendo isso, poderá ocorrer duas situações:
1 – Se o aparelho estiver OK, vai funcionar normalmente, o filamento da lâmpada ficará levemente iluminado, variando seu brilho conforme a imagem na tela;
2 – Se o “dito cujo” estiver em curto, ela simplesmente fará o que toda lâmpada faz, ou seja, acender com bastante brilho.

Isto é muito importante para que não fique queimando “peças” por causa de problemas ainda não encontrados no circuito.
Vale ressaltar ainda que se deve desligar a bobina desmagnetizadora do televisor, visto que essa consome uma corrente muito elevada no instante que é ligada (a lâmpada irá acender bem forte), podendo fazer com que a fonte do televisor tente partir e não consiga.
Claro que esse método não é totalmente eficaz, mais funciona com 95% dos aparelhos em teste.

O uso de lâmpada superdimensionada, poderá queimar os componentes bons que você acabou de substituir num circuito, como se você estivesse ligando direto na rede. Imagine, você está consertando o circuito horizontal de um televisor e encontrou o transistor de saída em curto. Faz uma varredura superficial para ver o que fez o transistor queimar e não encontra problema algum. Você então supões que deve ter sido só o saída que está com defeito. Se o TV em questão for de 50W, você coloca uma lâmpada de 200W para ligar em série (50W maior que o recomendado).
Quando ligar o TV, a lâmpada acende (não tão forte quanto a ideal) e queima seu transistor novamente. Até descobrir que o defeito é causado por causa de um capacitor cerâmico alterado no estágio excitador, você já trocou vários transistores, além, é claro, de ficar frustrado na utilização da lâmpada em série que não adiantou em nada.

Então o que você deve fazer? Utilizar a seguinte regra que é infalível em 95% dos casos. 50W x 3 = 150W - esse valor de potência é comercial. Se não for, busque um valor aproximado, dentro da faixa de duas a três vezes o valor de consumo do aparelho.
O contrário, ou seja, lâmpada abaixo do valor recomendado, o aparelho não funcionará ou ligará com deficiência.

O circuito.
O circuito nada mais é que uma lâmpada incandescente de 100 ou 150 watts ligada em série com o nosso circuito em teste (ou conforme a regra que descrevemos acima).
Lista de materiais:
1 Lâmpada incandecente de 100 ou 150 watts/ 110 ou 220 volts (verifique a tensão da sua rede elétrica).
1 Metro de cabo pp 1,5 mm de expessura ou qualquer outro fio paralelo de capa dupla.
1 Soquete de porcelana para lâmpada.
1 Tomada.
1 Plug para tomada.
1 Base de madeira 15X15 cm. para a montagem do circuito.
4 Parafusos.

Instale o plug em uma das pontas do cabo paralelo, abra o plug e fixe os fios apertando bem os parafusos de fixação. Acomode os fios nos guias internos do plug e feche-o em seguida.
Agora instalamos a tomada juntamente com o soquete da lâmpada na outra ponta do cabo.

Na outra ponta do cabo instalamos o soquete e a tomada onde serão conectados nossos circuitos em teste. Primeiramente observe que o nosso cabo pp, tem um fio na cor marrom e outro na cor azul.
Ligue o fio azul diretamente num dos terminais da tomada. Ligue o fio marrom diretamente a um dos terminais do soquete da lâmpada.
Providencie um pedaço de fio com a mesma espessura do cabo (fio laranja) e ligue o outro terminal da tomada diretamente ao outro terminal do soquete da lâmpada.

Não deixe sobrar resto de fio nos parafusos de fixação do soquete, após apertar bem os parafusos corte os excessos o mais curto possível.


Fixe o soquete da lâmpada e a tomada na base de madeira, acondicionando os fios corretamente nos recortes do soquete.
Fixe a montagem na base de madeira com os parafusos adequados, acondicionando os fios nas ranhuras do soquete e da tomada.
Prenda o cabo com um prendedor de fio para que não possa haver o rompimento do cabo durante o uso da lâmpada série. Em seguida recoloque a proteção de porcelana no soquete e rosqueie sem apertar muito. Você pode montar a lâmpada série diretamente na bancada de trabalho, já que seu uso será constante. Em seguida instale a lâmpada no soquete.

Antes de liga-la na rede elétrica tenha a certeza de que ligou os fios corretamente, confira tudo novamente. Tudo OK, ligue a lâmpada série na rede elétrica, não deve acontecer nada, a lâmpada não deverá acender, se acender é porque algo está ligado errado.
Com um multímetro em AC, verifique a tensão na tomada deverá ser a mesma da rede elétrica de sua cidade (110 ou 220volts).
Em seguida ligue um circuito qualquer para comprovar o seu funcionamento.

Simulando um curto-circuito.
Na figura ao lado, simulamos um curto-circuito, isto é, introduzimos na tomada da lâmpada série um fio para simular um aparelho com problemas.
Veja que a lâmpada acendeu com brilho total, isso indicaria que o aparelho ligado na lâmpada série estaria com algum problema e está consumindo uma corrente elétrica alta.
O uso da lâmpada série é indispensável quando queremos ligar um aparelho na rede elétrica, quando estamos consertando o mesmo.
Após trocar os componentes defeituosos, precisamos liga-lo para ver se resolveu o problema, a lâmpada série limita a corrente elétrica que circula pelo aparelho ligado a ela impedindo que os componentes trocados se queimem no caso do defeito ainda não tenha sido completamente resolvido.

Ao ligar na lâmpada série aparelhos de alta potência como monitores, fontes de computadores, aparelhos de som; a lâmpada acenderá por um instante e logo apaga-se, é devido a carga dos capacitores no circuito, após a carga a lâmpada praticamente se apaga ou fica com o filamento levemente avermelhado.
Caso fique acesa constantemente, algo pode estar com problemas no aparelho.
Com o uso da lâmpada série na reparação de aparelhos eletrônicos, temos uma indicação visual do estado do circuito: alto consumo de corrente, em curto, ou acionando a proteção facilitando a solução do defeito

14 comentários:

  1. MUITO BOM O SEU SITE
    VEJA O VÍDEO QUE EU FIZ COM ESSE ESQUEMA
    https://www.youtube.com/watch?v=OOrykJQjoec&lc=z12thjmr1mnkj1hjl04cgrqyawecthohcac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gedeon, pela sua participação aqui no nosso blog.

      Excluir
  2. ESSE PROTEÇÃO É REALMENTE FANTÁSTICA E JA ME POUPOU MUITOS COMPONENTES ELETRÔNICOS DA QUEIMA POR CURTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esta proteção da lâmpada série, vamos evitando que apareçam vários queimadinhos na nossa bancada.

      Excluir
  3. E agora, com a falta das lâmpadas incandescentes, como fazer?

    ResponderExcluir
  4. galera quero fazer uma com um disjuntor. como faço me ajudem

    ResponderExcluir
  5. Eu achei como lâmpada martelo...tem filamento reforçado!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por esse artigo responsável, muitos o copiaram para publicar artigo na Internet mais nada explicaram como funciona
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, texto muito bem elaborado, de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem explicado e de fácil entendimento, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Meu vídeo cassete kirey kvr 4500, está com problema na fonte ,sempre que o ligo queima o fusível, o mosfet e dois diodos zeners ligados ao gate do mesmo se danificam,entram em curto,todos situados na fonte. Da próxima vez quero por uma lâmpada em série para não danificar mais esses componentes. Esse vídeo cassete tem o consumo de 17W. Tenho aqui uma lâmpada incandecente guardada de 60W. Posso usá-la para teste ou não? Se o amigo poder me responder,fico grato. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel.
      Se o consumo do seu vídeo cassete for realmente de 17W, você pode sim usar perfeitamente esta lâmpada de 60W em série. Utilizando a regra descrita no artigo acima, a lâmpada deverá ter 3 vezes a potência de consumo do aparelho em reparo. Logo 17W X 3 = 51, logo a lâmpada de 60W está com uma potência compatível.

      Excluir