Instalando Alto Falantes Automotivos

O sistema de alto-falantes que vêm instalados de fábrica na maioria dos carros novos são, muitas vezes, de baixa qualidade. Além dos alto-falantes disponíveis no mercado serem uma maneira razoavelmente barata de melhorar o som de seu carro, também são, na maioria das vezes, fáceis de instalar. Vale lembrar que,
devido ao grande número de alto-falantes disponíveis no mercado, signifique que alguns serão mais fáceis de instalar do que outros.
Se você está pensando em trocar os alto-falantes do seu automóvel, veja abaixo como instalar:

Como escolher os Alto-Falantes Novos


Verifique as dimensões dos alto-falantes de fábrica para minimizar as modificações necessárias para instalar os novos. Os alto-falantes são vendidos em diferentes formatos e tamanhos. Ao planejar a substituição de um alto-falante, saber se o original era oval nas medidas 6x9" ao invés de um redondo com 4" de diâmetro, ajudará na hora da compra.

Leve a qualidade em consideração. Alto-falantes com cones compostos ou feitos de tecido são notavelmente melhores do que os que são feitos de papel. E os que tem ímãs de cerâmica permanentes terão uma performance melhor do que os que tem ímãs eletromagnéticos com o mesmo nível de força.

Escolha os alto-falantes com as carenagens que você gostar. Você irá encontrar vários estilos e cores diferentes de carenagens na mesma faixa de preço, então faz sentido escolher os que você gostar mais.

Observe as características eletrônicas de seus alto-falantes. Alguns possuem resistores em série para prevenir estática e interferências, alguns permitem que você faça uma ligação em uma configuração de circuito em série, para permitir que você ligue woofers e tweeters onde precisar, e alguns só podem ser ligados aos terminais, para manter a impedância correta no sistema.

Leve em consideração os requisitos de força, porque isso terá efeito na fiação. Alto-falantes de wattagem altas podem não funcionar com a fiação original do carro, e substituir esta fiação por uma bitola maior vai dar muito trabalho, já que a fiação original do carro fica bem escondida e em locais de difícil acesso.

As ferramentas. 
Como dito na introdução, existem milhares de possibilidades quando se trata dos alto-falantes disponíveis no mercado. Por conta disso, qualquer lista de ferramentas poderá não ser suficiente para a instalação de alguns alto-falantes e redundante para outros. A lista de ferramentas que você irá precisar para instalar seus novos alto-falantes incluirá a maioria das ferramentas à seguir, mas poderá não se limitar somente à elas:
  • Uma variedade de chaves (fenda, philips, etc.)
  • Cortadores / Descascadores de fios
  • Ferramenta de crimpagem
  • Chaves Allen
  • Chave de catraca
  • Escalpo
  • Ferro de solda (e estanho)
  • Furadeira elétrica
  • Lima
  • Chave Torx
  • Ferramenta para Abertura de Painéis
  • Fita Isolante

Certifique-se de que os alto-falantes que você escolheu cabem em seu carro. 
A maioria dos alto-falantes caberá nos espaços dos alto-falantes de fábrica, enquanto alguns precisarão de pequenas modificações, como a instalação de um suporte, ou a furação de um novo buraco para parafuso, etc. Leve isso em consideração ao comprar alto-falantes novos - a dificuldade dos processos de instalação para alto-falantes de diferentes tamanhos ou formatos pode variar.
Desconecte a bateria de seu carro para prevenir danos elétricos. 
Como quase todos os tipos de trabalhos elétricos, é necessário proteger você e o sistema elétrico antes de começar. Desconectar o terminal negativo da bateria irá prevenir o risco de lesões causadas por choque elétrico ou danos aos equipamentos eletrônicos do carro causados por curto-circuito, por isso, certifique-se de desconectar o terminal negativo da bateria antes de mexer no circuito eletrônico do carro. 
Siga as instruções de instalação que acompanham seus novos alto-falantes. 
Já que existem tantos tipos diferentes de alto-falantes disponíveis, é quase impossível escrever um guia de instalação que cubra todos eles perfeitamente. As instruções abaixo são altamente generalizadas e podem não ser aplicadas à todos os jogos de alto-falantes disponíveis. Sempre que necessário, siga as instalações que acompanham seus alto-falantes, já que estas são feitas especificamente para o seu produto.  

Como instalar?

Remova os painéis ou grades dos alto-falantes. 
Quase todos os alto-falantes no interior de um carro estarão cobertos com algum tipo de painel de proteção ou grade. Antes que o alto-falante possa ser modificado ou substituído, esta barreira deverá ser removida. Remova a grade com uma ferramenta adequada, como uma chave de fenda, removendo quaisquer parafusos que estavam segurando a grade.
  • O trabalho necessário para acessar os alto-falantes de fábrica irá variar de carro para carro. Na pior das hipóteses, por exemplo, você precisará remover os bancos, entrar no porta-malas para acessar parafusos ou fios importantes, ou até remover o painel da porta por inteiro para ter acesso aos alto-falantes.
Remova o alto-falante de fábrica.
Observe que o alto-falante é, normalmente, ligado à um chicote/fiação, então tome cuidado para não rompê-lo ao remover o alto-falante. Você pode ter que desparafusar mais do que um parafuso pequeno ou remover qualquer espuma adesiva ou cola que estejam prendendo o alto-falante.
  • Se você acha que precisará reinstalar os alto-falantes de fábrica no futuro (por exemplo, se você vender o carro), não se esqueça de guardar todos os parafusos que você remover!
Conecte o novo alto-falante ao sistema elétrico do carro. 
Geralmente, conectar seu novo alto-falante é simples, bastando apenas ligar a fiação do seu alto-falante à fiação do carro. No entanto, caso seu carro não possua este tipo de conexão simples, você terá de conectar seu alto-falante usando uma conexão soldada ou crimpada.
  • Certifique-se de respeitar as polaridades das conexões do carro e do alto-falante. Geralmente, o terminal positivo do alto-falante é o maior e está marcado com "+" ou um pequeno ponto.
  • Fita isolante pode ser uma escolha arriscada para as conexões dos cabos, especialmente no painel do carro, pois as mudanças na temperatura podem enfraquecer a fita e causar problemas futuramente.
Teste o alto-falante. 
Agora que você conectou seu alto-falante, é importante que você teste a conexão para que não tenha que perder tempo futuramente para consertar um problema. Reconecte o terminal negativo da bateria e ligue o aparelho de som do carro. Ouça o som vindo de seus novos alto-falantes ou observe vibrações visíveis em volumes altos. Se seu alto-falante não funcionar, significa que existe um problema com a conexão elétrica. 
Prenda o novo alto-falante. 
Quando você tiver certeza de que seu alto-falante funciona corretamente, prenda-o no local apropriado da porta ou painel. Se você tiver sorte, seu novo alto-falante irá caber no encaixe do alto-falante de fábrica. No entanto, seu alto-falante poderá precisar da instalação de um suporte de montagem (geralmente acompanha o alto-falante), você poderá precisar também fazer novos furos e/ou usar adesivos para segurar o alto-falante em seu lugar. Consulte as instruções inclusas em seu alto-falante.  
Instale e teste quaisquer subwoofers. 
Os subwoofers são responsáveis pelo som grave. Se seu carro veio com subwoofers de fábrica, instalar subwoofers novos não será difícil, você só precisará encaixá-los e conectá-lo à fiação do carro. Se seu carro não veio com um subwoofer de fábrica, ou você desejar instalar subwoofers adicionais, sua tarefa poderá ser bem mais difícil. Você poderá precisar expandir os furos de montagem já existentes ou fazer modificações significantes no carro para abrigar subwoofers maiores. A maioria das pessoas que querem adicionar vários subwoofers à seu carro instalam painéis customizados no porta-malas para abrigarem os subwoofers.
  • Os subwoofers requerem, com frequência, grandes demandas de energia e esquemas de fiação complicados. Você poderá comprar e instalar um kit de fiação do amplificador separado para simplificar o processo de ligação de seus subwoofers.
    • Do contrário, você poderá precisar conectar o subwoofer diretamente à bateria do carro e ao aparelho de som, e aterrar o subwoofer manualmente.
     
    Instale e teste quaisquer tweeters. 
    Assim como os subwoofers, os tweeters, que produzem sons agudos, podem ser fáceis ou difíceis de instalar, dependendo dos componentes de fábrica de seu carro. Caso seu carro tenha vindo com tweeters, você precisará apenas instalar os novos nos encaixes existentes e conectá-los à fiação existente. No entanto, se não houverem espaços disponíveis para instalar os tweeters, você poderá precisar fazer novos furos (ou expandir os furos existentes, usar um suporte de montagem, etc. caso o encaixe existente não seja suficiente). Felizmente, os tweeters são bem menores do que os subwoofers, então os ajustes que você precisará fazer serão pequenos, quando comparados aos dos subwoofers.
    • Assim como os subwoofers, se seu carro não veio com tweeters de fábrica, você poderá precisar conectar o tweeter diretamente na bateria e no carro, e aterrar o tweeter à carroceria.

    Remonte todos os painéis e grades dos alto-falantes. 
    Quando todos os componentes de seus novos alto-falantes estiverem instalados, testados e presos ao carro, você poderá remontar quaisquer grades ou painéis dos alto-falantes que você teve que remover para instalar os novos alto-falantes. Certifique-se de que você guardou todos os parafusos que você teve que remover para retirar a grade ou painel, para poder prendê-los corretamente.
    ATENÇÃO:
    • Certifique-se de que os novos alto-falantes são compatíveis com o aparelho de som de seu carro. A maioria é classificada com uma wattagem e impedância específica, por exemplo, 25w e 8 ohms.
    • Aperte tudo com firmeza, pois os alto-falantes produzem vibrações fortes, especialmente quando o som está alto.
       

0 comentários:

Postar um comentário