Microcontroladores versus Arduino

Você já teve alguma ideia relacionada a eletrônica, como por exemplo um letreiro de Led, ou quem sabe um sensor de luminosidade que liga uma lâmpada sempre que fica escuro? Ter ideias é fácil e não precisa ter conhecimento em nenhum assunto especifico, afinal, basta utilizarmos nossa criatividade e começarmos a imaginar algo, mas quando
vamos colocar a ideia em prática se deparamos com um problema, pois precisaremos ter conhecimentos sobre a área em que a nossa ideia abrange, para que possamos desenvolver o projeto.

Quando um projeto envolve eletrônica seja ela analógica ou digital, em que é preciso automatizar algo ou torná-lo inteligente, nós precisamos utilizar microcontroladores, esses componentes são semelhantes ao processador do nosso computador, porém não precisam de memória RAM externa e nem de armazenamento para o programa. Um microcontrolador já possui internamente memória para o programa, memória RAM para os dados, e uma unidade de processamento, porém obviamente possuem um desempenho muito inferior a um processador.

Os microcontroladores mais utilizados em projetos particulares são os PIC da Microchip e os Atmega da ATMEL, e não confunda que o Arduino é um microcontrolador, ele não é!
O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento que utiliza os microcontroladores da ATEMEL (atmega).

Para que um microcontrolador execute uma tarefa como por exemplo fazer uma leitura analógica, ativar um transistor que ativa um relê e acende uma lâmpada ou se comunicar com algum módulo ou dispositivo, é preciso que você programe-o, para isso, você pode utilizar linguagens de programação como Assembly, C, C++ e em alguns casos até mesmo Visual Basic. Vale lembrar que a mais completa e recomendável é a linguagem C.

Depois de programar o microcontrolador é preciso montar o seu circuito, só para alimentar o microcontrolador será preciso de um regulador de tensão, cristal oscilador, capacitor para desacoplamento, e uma fonte de alimentação. Agora, o problema é que novamente para pessoas que apenas tiveram uma ideia e não possuem muito conhecimento em eletrônica, pode ser complicado ter que montar todo o circuito do microcontrolador em uma protoboard e ainda montar o circuito do seu projeto.

Pensando nisso, surgiu o Arduino que foi desenvolvido para facilitar a prototipagem, não só de técnicos em eletrônica e programadores, mas também de pessoas comuns, que querem automatizar seus projetos mas não possuem muito conhecimento na área.



O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento composta pelo Hardware (Arduino uno, mega uno, duemilanove, etc) e uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) aonde você pode escrever o seu código em linguagem C/C++ e a própria IDE fará todo o processo de compilação e transferência do código do seu PC para o microcontrolador Atmega, o que torna todo o processo de programação e prototipagem muito mais rápido.

QUER SABER MAIS?

0 comentários:

Postar um comentário