Dadinhos

Esperamos que em tão pouco tempo, a imagem da Eletrônica 90 junto ao público internauta, se solidificará pela linguagem absolutamente simples e direta, indo imediatamente ao que interessa, trazendo tudo muito bem explicadinho, de modo que mesmo o mais absoluto"leigo" conseguirá, logo "de cara" sair-se bem na sua iniciação nesse fantástico hobby de montagens eletrônicas.
E é neste sentido, que nas postagem "Dadinhos", iremos descrever pequenos dados muito
importantes sobre determinado circuito ou componente. Ideal para os iniciantes e curiosos na eletrônica.
Vamos começar?

DADINHOS

I) A dissipação dos resistores

Sempre que numa lista de peças a dissipação (watts) de um resistor for indicada, esse parâmetro deve ser obrigatoriamente respeitado. Se, contudo, não for encontrado um componente com a wattagem indicada, poderá perfeitamente ser usado um para MAIOR dissipação do que a requerida no projeto ( o único problema que poderá surgir é quanto ao tamanho da peça que geralmente é proporcional à sua dissipação).

EXEMPLO: Se o circuito requer um resistor de 1K x 1/4W, podemos usar um resistor de 1/4, 1/2, 1W ou mais, nunca para MENOS de 1/4 de watts.

Sempre que a wattagem não estiver especificada, poderão ser usados componentes para baixa dissipação, tipicamente 1/4W.

II) Código de 3 Algarismo para Capacitores de Disco (casos especiais)


A norma mais comum para a leitura dos valores de capacitores disco cerâmico já está ilustrada no "Tabelão" encontrado na postagem "Instruções Gerais para as Montagens". Os dois primeiros números são os algarismos significativos, e o terceiro número representa a quantidade de zeros a ser acrescentado, para que os valores sejam obtidos em picofarads.

EXEMPLO: Código "102" representa "1000 pF" (10 seguidos de 2 zeros), que também pode ser lido como "1nF" (nanofarads).

Entretanto, para a notação dos valores abaixo de 10pF, a interpretação do código é um pouco diferente. Neste caso, os dois primeiros números continuam representando algarismos significativos, enquanto o terceiro número é sempre um "9". Esse 9 indica que para obter o valor do capacitor em picofarads, devemos dividir por 10 o número formado pelos dois primeiros algarismos. Vejamos:

EXEMPLO: Código "479" = "4,7pF" ou seja, 47 dividido por 10.
Código "829" = "8,2pF" ou seja, 82 dividido por 10.
Viu como é fácil? Em outras palavras, basta você colocar a vírgula entre os dois primeiros números e obterá o valor em pF.

Sempre que o último dos 3 algarismos for 9 o valor será sempre menor que 10 pF e lido da maneira indicada no presente DADINHO. As letras em sufixo, indicativas de tolerância, são lidas da maneira explicada no Tabelão.

Até os próximos DADINHOS pessoal!



0 comentários:

Postar um comentário