Sirene de três Tons

Poderosa sirene totalmente transistorizada (sem integrados), capaz de liberar 30W sob alimentação de 12 VCC o que permite sua utilização em sistema de alarme ou aviso. Três tipos de manifestação tonal: contínuo, polícia tradicional ou bombeiros/ambulância.


O circuito

O esquema do circuito se encontra na figura abaixo. Todas as funções ativas são realizadas por simples transístores, num total de meia dúzia, sendo 5 "universais" e 1 de alta potência, todos de polaridade NPN.


Todos os componentes são comuns, e um item merece especial análise: o Transdutor final de potência. O importante é que a impedância fique entre 2 e 8 ohms e que o componente tenha um limite de potência mínimo em torno de 50W.
Na figura abaixo mostramos a chave de 2 polos - 3 posições da qual apenas uma seção, ou seja: 1 polo é utilizada. Esta chave será a responsável pela seleção do som desejado para a sirene.



Montagem

Nas figuras abaixo temos o desenho da placa de circuito impresso (PCI) e a disposição dos componentes na placa.


Muita atenção para a correta montagem dos componentes polarizados. A alimentação pode ser feita por bateria automotiva 12V, ou fonte 12V x 5A. Lembre-se que este tipo de montagem são projetados NÃO PARA UM FUNCIONAMENTO CONTÍNUO E ININTERRUPTO POR PERÍODOS MUITO LONGO. Se o tempo de funcionamento exceder alguns minutos (5 min), inevitávelmente começará a manifestar o aquecimento progressivo do transístor de potência.
Na figura abaixo temos as conexões externas a placa e o "encaixamento" e instalação final.





0 comentários:

Postar um comentário